Pesquisar
Close this search box.

Harpa: Origem Mística

A harpa é um instrumento musical por cordas que tem uma forma triangular e é tocado através do contato das mãos com as cordas. Ela é um dos instrumentos mais antigos e populares do mundo. Acredita-se que a harpa tenha se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Sua forma triangular lembra um arco de caça.

Origem e história

Harpas já existiam na Babilônia e Mesopotâmia, séculos antes de Cristo. Alguns desenhos de harpas foram encontrados na tumba do Faraó Ramessés III (1198-1166 a.C.) e em esculturas da Grécia antiga.

Durante o crescimento do islamismo no século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa, esse movimento cultural e geográfico permitiu que a harpa se tornasse um instrumento amplamente apreciado em diferentes culturas e contextos musicais.

Por volta de 1720, foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento importante para o instrumento. Acredita-se que Celestin Hochbrücker tenha sido o inventor, e o francês Érard a aperfeiçoou em 1810.

Atualmente, a harpa sinfônica tem 47 ou 48 cordas paralelas e sete pedais, correspondendo a uma nota para todas as oitavas. Suas cordas estão afinadas diatonicamente.

Harpa Sinfônica (ou de Pedais de Dupla Ação)

Tocada em orquestras, a harpa sinfônica possui uma extensão de aproximadamente seis oitavas e meia, suas cordas são afinadas diatonicamente e os sete pedais alteram o tom de cada nota (bemol, natural ou sustenido). Os pedais acionam discos de semitom, diminuindo o comprimento vibrante da corda, permitindo modulações.

As harpas de 44, 46 ou 47 cordas geralmente não têm pedais nas duas cordas mais graves ou na última mais aguda para preservar a tensão do instrumento.

Folclores e Tradições

Em alguns países é comum utilizarem este instrumento para tradições culturais. Na Irlanda, a harpa era apreciada em círculos aristocráticos tradicionais e algumas canções. No Pais de Gales, a harpa é utilizada em músicas folclóricas e acompanhada em poesias e canções.

Versatilidade

A harpa é um instrumento versátil que aparece em diversos gêneros musicais. Sendo o principal deles, a música clássica. É frequentemente utilizada para adicionar textura e cor ás composições clássicas. Sendo um dos principais instrumentos da orquestra sinfônica, sendo incorporado sempre em peças e contextos românticos.

No Jazz, acrescenta elegância e sofisticação, conhecido por utilizarem improvisação no instrumento; No folk e no Rock, também na música eletrônica utilizam este instrumento para acrescentar um toque especial a esses gêneros.

Resumo

A harpa é um lindo e encantador instrumento, um dos mais antigos conhecidos, transcende fronteiras musicais e ainda encanta audiências ao redor do mundo. Você já conhecia a Harpa? Legal não é mesmo?!!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.