Os primeiros gêneros musicais surgiram há milhares de anos atrás e foram influenciados por diversas culturas ao redor do mundo. Vamos listar alguns dos mais antigos:
Música Pré-Histórica:
Na pré-história, as pessoas já produziam sons usando o corpo e objetos naturais como ossos, pedras e madeira, sendo usados em rituais e também para comunicação entre tribos e grupos, tendo cada grupo suas próprias canções e ritmos.
Além dos instrumentos, também usavam a voz com cânticos e gritos rítmicos.
Música Egípcia Antiga:
No Egito antigo, a música era parte importante dos rituais religiosos e da vida cotidiana. Acreditavam que tinham origens divinas. Thoth, o Deus da sabedoria, era considerado o inventor da música, e Osíris usava a música para civilizar o mundo. Instrumentos como a harpa, flautas e tambores eram comum nestas músicas.
Música Mesopotâmica:
Os povos como os sumérios e babilônios usavam uma variedade de instrumentos, incluídos harpas, liras, flautas, alaúdes, trombetas e tambores em suas cerimônias religiosas e festivais.
Era comum em templos e durante festivais, onde os músicos tocavam para honrar os deuses. A notação musical mesopotâmica não seja compreendida, há evidências que eles tinham um sistema para registrar a música, mostrando um nível avançado de sofisticação. Sendo a música uma profissão respeitada na Mesopotâmia.
Música Chinesa e Indiana:
Nestas culturas, a música tinha um papel espiritual significativo, com influências filosóficas e ideológicas.
Na China, a cítara(guzheng) era popular, utilizavam uma variedade de instrumentos, como flauta de bambu(dizi), violino chinês (erhu).
O sistema musical na índia era baseado nas Ragas (padrões melódicos) e Talas(ciclos rítmicos). Cada raga está associada a diferentes emoções, estações do ano e horas do dia. Sendo a música clássica indiana dividida entre dois estilos principais: a Hindustani do norte da índia e a música carnática do sul.
Blues:
Considerado um dos primeiros gêneros musicais modernos, o blues surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos, nas plantações de algodão do sul do país. É um gênero musical profundamente enraizado na história e na cultura afro-americana e com influências europeias.